segunda-feira, 19 de abril de 2010

Você sabe planejar?

Para muitas pessoas o planejamento é uma atividade tão normal que nem percebem quando o fazem. Na maneira de falar destas já se pode perceber a organização das ações diárias: "faz assim, oito horas você toma banho, oito e meia começa a maquiagem, nove horas fica esperando na sala, sentada no sofá que fica do lado da porta que eu chego pra te pegar". Conhece alguém assim? É tudo tão certinho que algumas vezes até incomoda os amigos...
No entanto, outras pessoas não conseguem nem pensar em planejamento: "ah, a gente dá um jeito e no final dá tudo certo". E no final dá certo, ou dá errado, mas como nada foi definido não dá pra saber a diferença.
O planejamento faz parte (ou faz falta) em muitos momentos de nossa vida, seja no trabalho, na escola, em casa, consigo mesmo. Sendo possível ser aprendido e desenvolvido.
Pra ficar beeeem facil vai aí um modelinho para aprender a planejar:

O exemplo é de um planejamento a médio prazo para fazer pós-graduação

1- Objetivo (qual seu sonho, o que você quer)
R. Fazer uma pós-graduação em Marketing

2- Justificativa (porque você quer isso? o que você quer com isso?)
R. Para crescer profissionalmente e me capacitar para conseguir trabalhar na área que eu gosto.

3- Metodologia (como você pretende que isso aconteça?)
R. Terminando a faculdade vou poder utilizar este $$ da mensalidade para pagar a mensalidade da pós. OU, meus pais irão me ajudar pagando metade da mensalidade, OU a empresa que trabalho incentiva que os funcionários estudem pagando os custos de deslocamento ou mensalidade. Como as aulas são aos sábados não serei prejudicado no trabalho, OU irei conversar com o meu chefe para que eu possa estudar aos sábados.

4- Viabilidade financeira (quanto isso vai custar?)
R. O curso custa R$ 5.250,00, dividido em 21 parcelas de R$ 250,00. Não terei despesas de deslocamento, OU gastarei R$ 5,00 por aula com deslocamento e R$ 20,00 com alimentação, como são 4 aulas por mês, gastarei em média por mês R$ 20,00 com combustível e R$ 80 com alimentação, meu custo monetário mensal será de R$ 350,00.
Além disso terei um custo de tempo, pois trabalho a semana toda e terei que conciliar meus horários para estudar os assuntos da pós.

5- Planejamento financeiro (deste custo, quanto já tenho? Como vou fazer para pagar?)
R. Estou organizando minhas contas e assim que terminar de pagar minha moto terei esse $$. Já estou guardando $$ no banco, tenho R$ 15,25. Assim que parar de pagar a faculdade usarei esse $$ para pagar a pós (e ainda vai sobrar)

6- Cronograma (quando pretendo que isso aconteça?)
R. Termino a faculdade esse ano, no próximo já começo a pós, OU vou terminar a faculdade, descansar um pouco jogando video-game e seis meses depois começo a pós, OU vou começar essa semana.

7- Motivação (afinal, o que você quer com isso?)
R. Quero sentir que "eu sou o cara, sabidão", quero ficar rico, quero ver quem me chama de bocó agora! (bocó foi o máximo, não foi?)

Muito bem, vai gerenciando aí e tenha uma ótima semana.
Feliz segunda feira!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário