domingo, 11 de abril de 2010

Gestão de pessoas e liderança

Hoje em dia muito se fala no papel do gestor de pessoas. Este cargo, que antigamente era relacionado ao departamento de recursos humanos das empresas, está incorporado a todas as funções de chefia. Além do conhecimento técnico, os encarregados, chefes, gerentes e diretores também precisam demonstrar habilidades em lidar com as pessoas, resolver conflitos da equipe de trabalho, realizar melhorias e apresentar os resultados através da boa vontade de seus subordinados.

Profissionais de diversas áreas ao se depararem com uma promoção onde irão deixar o trabalho operacional para desenvolver atividades táticas (de gerência) ou estratégicas (de direção) enfrentam também diversas mudanças emocionais e até mesmo conflitos em seu antigo grupo social. Alguns destes deixam de ser um profissional técnico exemplar para se tornar um gerente frustrado e diversas vezes incompetente.

Houve uma época em que o gerente destinava a maior parte do seu tempo para resolver problemas, e era isto o que era esperado dele. No mercado atual o gerente deve se antecipar, planejar e procurar causas de problemas ao invés de focar os efeitos deste. Principalmente, hoje, o gerente ideal é aquele que faz com que as pessoas se desenvolvam e aprendam a procurar as causas de problemas a fim de evitá-los. E para isso é preciso ser líder.

“ Concentre-se no resultado desejado, não nas tarefas diárias dos líderes
Os sinais de uma liderança eficaz incluem o moral elevado e a realização sistemática dos objetivos do grupo. O foco da liderança deve estar no crescimento das pessoas. O líder deve realizar suas tarefas diárias, mas o verdadeiro trabalho é desenvolver pessoas capazes de atingir melhores resultados. Efetivamente, cada componente do grupo deve ser capaz para o papel de líder, mesmo se for para liderar apenas suas atividades diárias. O líder auxilia a desenvolver a estrutura correta para isso e também oferece instruções e atividades que darão oportunidades de crescimento”.
Liker, 2007, pg 211.

Mas será que a liderança – uma das características mais importantes do gestor de pessoas – é algo inato? Existe a possibilidade de se “formar” um líder?

“ Alguns nascem líderes, outros podem aprender as habilidades
É verdade que as pessoas possuem diferentes habilidades, e parece que algumas nascem para a liderança. Na realidade, com vontade, treinamento e prática, as habilidades de liderança podem ser aprendidas. Michael Jordan não formou seu time de basquete no Ensino Médio, mas, com a motivação interna e a prática contínua, tornou-se um dos melhores jogadores de todos os tempos. Isso aplica-se às habilidades de liderança. Pode não ser possível mudar a natureza básica de uma pessoa (ser introvertido ou extrovertido, por exemplo), mas é possível aprender habilidades e maximizar as características desejadas enquanto se minimizam as menos desejadas (isso é específico de tarefa). Há muitos “estilos” de liderança que podem ser eficazes, e cada líder pode aprender a utilizar seu próprio conjunto de habilidades para seu máximo proveito. O único elemento que não pode ser ensinado é a vontade”.
Liker, 2007, pg 215.


Existem várias maneiras de desenvolver as habilidades de liderança. Diversos livros sobre o tema, seminários, treinamentos, palestras e cursos irão desenvolver o conhecimento mental, porém é necessário o conhecimento prático. A prática do conhecimento irá trazer os benefícios esperados, a prática é o que leva o conhecimento teórico à realidade (Falconi, 2001)

Para que possamos ter um exemplo deste conceito, sugiro o exercício abaixo, ele deve ser realizado junto à sua equipe de trabalho:

Ferramenta: Estude uma grande equipe externa à empresa
Para aprender a atingir um desempenho de equipe mais alto, às vezes é preciso observar o ambiente externo à empresa. Por exemplo, pense em um time de esporte que manteve um alto desempenho, como a seleção feminina de natação da Austrália.
Ao observar uma equipe externa à empresa, você consegue libertar-se da sua maneira de atual de ver a empresa (lente atual) e desenvolver uma maneira nova (nova lente) para descobrir o que significa um alto desempenho em um contexto diferente.
[...]Uma das maneiras mais eficazes de fazer a sua equipe aceitar a idéia de estudar outra grande equipe é fazer cada um dos membros refletir sobre suas próprias experiências de vida. Peça para cada membro listar as características de uma grande equipe da qual fizeram parte, tenha sido ela composta por pessoas com um propósito comum, por pessoas com propósitos diversos, ou qualquer outro tipo de formação. O que funcionou e por quê?
Hudson, 2009

Para colocar em prática esta ferramenta, é necessário realizá-la durante uma reunião com sua equipe. Fornecer uma cópia do exercício para cada um ou simplesmente apresentar o assunto verbalmente, de maneira informal para que todos se sintam a vontade para participar. Durante a discussão sobre as equipes e fatores de sucesso, as pessoas irão se conhecer melhor, você irá conhecer que valores cada uma delas apresenta e o que esperam de um líder. Este último resultado é o que dá ao gestor de pessoas as “pistas” do que sua equipe precisa para ser liderada, pois um líder só existe se liderar alguém.

Finalizamos, portanto, com a idéia de que o líder se desenvolve ao desenvolver sua equipe, ao compreender as necessidades de seus subordinados e saber lidar com elas e principalmente, em melhorar continuamente.

“Sua META é ser o melhor do mundo naquilo que você faz. Não existem alternativas”.
Falconi, 2001


Bibliografia
HUDSON, Ken. O Gerador de Idéias: 60 ferramentas para grandes e novas idéias. Saraiva, 2009.
FALCONI, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
LIKER, Jeffrey K; MEIER, David. O Modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.


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