quarta-feira, 17 de março de 2010

Tipos de clientes

Ao realizar uma venda ou uma cobrança devemos observar como é o nosso cliente, suas atitudes e respostas para que saibamos como nos comunicar de maneira eficiente. Na teoria é simples, mas na prática? Para facilitar este assunto destaco do livro MARKETING PROMOCIONAL (João de Simoni Soderini Ferracciú) a seguinte classificação de clientes (pense no seu cliente e em você também, que tipo de cliente você é?)

* Desconfiado - suspeita de tudo, é útil fazer referência a clientes conhecidos dele.
* Fácil - compra fácil, como o nome diz, mas isso não significa ingenuidade.
* Lento - deeeevvvvaaaaaggggaaaarrrr, por que é meticuloso, detalhista e está pensando enquanto analisa o produto.
* Descuidado - faz o pedido às pressas e pode cancelar depois
* Curioso - este cliente pergunta, pergunta, pergunta, pergunta...
* Inteligente - é o que tem confiança em si mesmo, deve-se usar a razão e o bom-senso
* Retórico - argumenta, combate e discute. Prepare-se conhecendo totalmente o produto e a empresa.
* Técnico - tem receio de conversar, não compra por aprência e exige profundo conhecimento da mercadoria
* Irritável - critica tudo. Fique calmo, utilize a persuasão para convencê-lo a convencer-se.
* Orgulhoso ou altivo - fica falando sobre como é importante, como sua família é importante, como seus amigos são importantes e por aí vai. É só elogiar a importância dele que compra, simples assim.
* Silencioso - é o mais difícil, por que quem controla a conversa é quem escuta, não quem fala. Usamos aqui perguntas abertas e uma conversa direta.
* Astuto - vaidoso. Parecido com o altivo, elogie.
* Avarento - Os argumentos para vender são vantagens, benefícios e lucros.

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