domingo, 11 de abril de 2010

Gestão de pessoas e liderança

Hoje em dia muito se fala no papel do gestor de pessoas. Este cargo, que antigamente era relacionado ao departamento de recursos humanos das empresas, está incorporado a todas as funções de chefia. Além do conhecimento técnico, os encarregados, chefes, gerentes e diretores também precisam demonstrar habilidades em lidar com as pessoas, resolver conflitos da equipe de trabalho, realizar melhorias e apresentar os resultados através da boa vontade de seus subordinados.

Profissionais de diversas áreas ao se depararem com uma promoção onde irão deixar o trabalho operacional para desenvolver atividades táticas (de gerência) ou estratégicas (de direção) enfrentam também diversas mudanças emocionais e até mesmo conflitos em seu antigo grupo social. Alguns destes deixam de ser um profissional técnico exemplar para se tornar um gerente frustrado e diversas vezes incompetente.

Houve uma época em que o gerente destinava a maior parte do seu tempo para resolver problemas, e era isto o que era esperado dele. No mercado atual o gerente deve se antecipar, planejar e procurar causas de problemas ao invés de focar os efeitos deste. Principalmente, hoje, o gerente ideal é aquele que faz com que as pessoas se desenvolvam e aprendam a procurar as causas de problemas a fim de evitá-los. E para isso é preciso ser líder.

“ Concentre-se no resultado desejado, não nas tarefas diárias dos líderes
Os sinais de uma liderança eficaz incluem o moral elevado e a realização sistemática dos objetivos do grupo. O foco da liderança deve estar no crescimento das pessoas. O líder deve realizar suas tarefas diárias, mas o verdadeiro trabalho é desenvolver pessoas capazes de atingir melhores resultados. Efetivamente, cada componente do grupo deve ser capaz para o papel de líder, mesmo se for para liderar apenas suas atividades diárias. O líder auxilia a desenvolver a estrutura correta para isso e também oferece instruções e atividades que darão oportunidades de crescimento”.
Liker, 2007, pg 211.

Mas será que a liderança – uma das características mais importantes do gestor de pessoas – é algo inato? Existe a possibilidade de se “formar” um líder?

“ Alguns nascem líderes, outros podem aprender as habilidades
É verdade que as pessoas possuem diferentes habilidades, e parece que algumas nascem para a liderança. Na realidade, com vontade, treinamento e prática, as habilidades de liderança podem ser aprendidas. Michael Jordan não formou seu time de basquete no Ensino Médio, mas, com a motivação interna e a prática contínua, tornou-se um dos melhores jogadores de todos os tempos. Isso aplica-se às habilidades de liderança. Pode não ser possível mudar a natureza básica de uma pessoa (ser introvertido ou extrovertido, por exemplo), mas é possível aprender habilidades e maximizar as características desejadas enquanto se minimizam as menos desejadas (isso é específico de tarefa). Há muitos “estilos” de liderança que podem ser eficazes, e cada líder pode aprender a utilizar seu próprio conjunto de habilidades para seu máximo proveito. O único elemento que não pode ser ensinado é a vontade”.
Liker, 2007, pg 215.


Existem várias maneiras de desenvolver as habilidades de liderança. Diversos livros sobre o tema, seminários, treinamentos, palestras e cursos irão desenvolver o conhecimento mental, porém é necessário o conhecimento prático. A prática do conhecimento irá trazer os benefícios esperados, a prática é o que leva o conhecimento teórico à realidade (Falconi, 2001)

Para que possamos ter um exemplo deste conceito, sugiro o exercício abaixo, ele deve ser realizado junto à sua equipe de trabalho:

Ferramenta: Estude uma grande equipe externa à empresa
Para aprender a atingir um desempenho de equipe mais alto, às vezes é preciso observar o ambiente externo à empresa. Por exemplo, pense em um time de esporte que manteve um alto desempenho, como a seleção feminina de natação da Austrália.
Ao observar uma equipe externa à empresa, você consegue libertar-se da sua maneira de atual de ver a empresa (lente atual) e desenvolver uma maneira nova (nova lente) para descobrir o que significa um alto desempenho em um contexto diferente.
[...]Uma das maneiras mais eficazes de fazer a sua equipe aceitar a idéia de estudar outra grande equipe é fazer cada um dos membros refletir sobre suas próprias experiências de vida. Peça para cada membro listar as características de uma grande equipe da qual fizeram parte, tenha sido ela composta por pessoas com um propósito comum, por pessoas com propósitos diversos, ou qualquer outro tipo de formação. O que funcionou e por quê?
Hudson, 2009

Para colocar em prática esta ferramenta, é necessário realizá-la durante uma reunião com sua equipe. Fornecer uma cópia do exercício para cada um ou simplesmente apresentar o assunto verbalmente, de maneira informal para que todos se sintam a vontade para participar. Durante a discussão sobre as equipes e fatores de sucesso, as pessoas irão se conhecer melhor, você irá conhecer que valores cada uma delas apresenta e o que esperam de um líder. Este último resultado é o que dá ao gestor de pessoas as “pistas” do que sua equipe precisa para ser liderada, pois um líder só existe se liderar alguém.

Finalizamos, portanto, com a idéia de que o líder se desenvolve ao desenvolver sua equipe, ao compreender as necessidades de seus subordinados e saber lidar com elas e principalmente, em melhorar continuamente.

“Sua META é ser o melhor do mundo naquilo que você faz. Não existem alternativas”.
Falconi, 2001


Bibliografia
HUDSON, Ken. O Gerador de Idéias: 60 ferramentas para grandes e novas idéias. Saraiva, 2009.
FALCONI, Vicente Falconi. Gerenciamento da Rotina do trabalho do dia-a-dia. Belo Horizonte: Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.
LIKER, Jeffrey K; MEIER, David. O Modelo Toyota: manual de aplicação. Porto Alegre: Bookman, 2007.


É permitida a reprodução total ou parcial desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.

segunda-feira, 29 de março de 2010

O melhor que você pode fazer

Sempre estou disposta a dizer isso: faça o melhor que você pode fazer. O indivíduo adulto e autônomo, aquele que sabe tomar decisões, sabe também a sua medida de qualidade.
Diversas vezes vejo trabalhos incompletos por não ter dado tempo de finalizar, ou de aumentar, ou de pesquisar ou de sei-lá-o-que-mais.
A questão é que existem ocasiões que ser eficaz é mais urgente ou importante do que ser extremamente eficiente. Temos que ponderar e definir as prioridades, se é mais importante naquele momento a rapidez ou o detalhamento.
Um trabalho demorado, cheio de detalhes nem sempre é o que foi encomendado pelo seu cliente, seja ele em uma empresa ou seu colega de trabalho, ou ainda chefe ou professor.
Pense bem, qual é o melhor que pode ser feito hoje até o final do dia. Considere sempre quais são os prazos, que ferramentas você tem e faça logo!
LIGEIRO!
Boa semana e feliz segunda feira.

sexta-feira, 19 de março de 2010

Missão e visão

Pra quem confunde missão de empresa com visão de empresa vou dar uma dica pra lembrar pra sempre. Vamos usar um exemplo beeeem simples:


Este objeto É UMA CADEIRA e SERVE PARA SENTAR.
Quando digo o que é (ou com quero que vejam que é) estou falando da VISÃO, quando digo para que serve estou falando da MISSÃO.
Podemos nos aprofundar mais: É UMA CADEIRA DE ESCRITÓRIO, COM RODAS, ESTOFADA E COM ALTURA REGULÁVEL. Serve PARA SENTAR-SE CONFORTAVELMENTE ENQUANTO TRABALHA E GANHA MUITO DINHEIRO.
Pronto! Vai lembrar pra sempre!
Agora clica no endereço a seguir pra ver a missão e visão da VALE:
http://www.vale.com/vale/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?sid=526

quarta-feira, 17 de março de 2010

Simulador empresarial

Os acadêmicos do curso de Administração da Faculdade Integrado agora terão mais uma oportunidade de aliar a teria à prática utilizando o Simulador Empresarial. Ontem, dia 16-03 foi realizado no anfiteatro da instituição, o lançamento o Simulador Empresarial que será desenvolvido em sala de aula junto aos alunos do último período do curso.
As fotos em breve estarão aqui.
Este jogo foi desenvolvido pela OGG, e se você quiser conhecer como é esse tipo de atividade essa empresa deixa o acesso grátis a um exemplo de jogo, é o jogo da cerveja, onde você precisa abastecer o mercado para que fique em equilíbrio, clique no endereço a seguir e boa sorte!
http://www.ogg.com.br/beergame.php

Tipos de clientes

Ao realizar uma venda ou uma cobrança devemos observar como é o nosso cliente, suas atitudes e respostas para que saibamos como nos comunicar de maneira eficiente. Na teoria é simples, mas na prática? Para facilitar este assunto destaco do livro MARKETING PROMOCIONAL (João de Simoni Soderini Ferracciú) a seguinte classificação de clientes (pense no seu cliente e em você também, que tipo de cliente você é?)

* Desconfiado - suspeita de tudo, é útil fazer referência a clientes conhecidos dele.
* Fácil - compra fácil, como o nome diz, mas isso não significa ingenuidade.
* Lento - deeeevvvvaaaaaggggaaaarrrr, por que é meticuloso, detalhista e está pensando enquanto analisa o produto.
* Descuidado - faz o pedido às pressas e pode cancelar depois
* Curioso - este cliente pergunta, pergunta, pergunta, pergunta...
* Inteligente - é o que tem confiança em si mesmo, deve-se usar a razão e o bom-senso
* Retórico - argumenta, combate e discute. Prepare-se conhecendo totalmente o produto e a empresa.
* Técnico - tem receio de conversar, não compra por aprência e exige profundo conhecimento da mercadoria
* Irritável - critica tudo. Fique calmo, utilize a persuasão para convencê-lo a convencer-se.
* Orgulhoso ou altivo - fica falando sobre como é importante, como sua família é importante, como seus amigos são importantes e por aí vai. É só elogiar a importância dele que compra, simples assim.
* Silencioso - é o mais difícil, por que quem controla a conversa é quem escuta, não quem fala. Usamos aqui perguntas abertas e uma conversa direta.
* Astuto - vaidoso. Parecido com o altivo, elogie.
* Avarento - Os argumentos para vender são vantagens, benefícios e lucros.

domingo, 14 de março de 2010

Dia da mulher pra inglês ver...

Quando dizemos algo que termina com : pra inglês ver... já se sabe que vem enrolação. Sem discutir de onde vem esta frase, faço este post atrasado para o dia da mulher.
Li bastante coisas sobre o dia da mulher na internet (mas como fico brigando com a OI pelo meu acesso, que finalmente foi liberado ontem, não postei nada no dia), os parabéns que recebi foram todos de empresas que tenho cadastro. Com imagens bonitas e frases que poderiam me sensibilizar em outros momentos e vindas de pessoas de verdade, não de uma lista de emails. Também recebi alguns parabéns pessoalmente mas não entendo o porque da comemoração.
O que mais me chamou a atenção foram as críticas ao dia da mulher. E a minha vai atrasada, mas não falha!
O que exatamente estamos comemorando? Um incêndio em uma fábrica? O reconhecimento da luta de feministas na Revolução Francesa, ou ainda, mulheres exploradas, que sofreram antes mesmo de eu nascer? Como assim UM dia? O que foi feito neste 08 de março de 2010 que melhorou de verdade algo para as mulheres? As mães solteiras, por exemplo, entraram em sistema de cotas de estudo e trabalho?
Vamos repensar as homenagens e deixar de presentear as mulheres com UM dia. Não precisamos de UM dia, as mulheres precisam de muito mais coisas. Fui privilegiada por nascer em um país maravilhoso, mas muitas mulheres, ainda hoje, não podem nem mostrar o rosto, sofrem mutilações por hábitos culturais, sem falar na violência que existe aqui também.

Quer saber? No próximo dia da mulher vou querer a minha parte em dinheiro...

terça-feira, 2 de março de 2010

O papel do gerente como motivador da equipe

Quando o assunto é motivação logo vem a frase: "ninguém motiva ninguém", realmente, motivação e qualquer outro sentimento vem de dentro de cada um, MAS, podemos criar um ambiente para que esta possa surgir.
Hoje, o gerente precisa motivar a equipe, ou ainda, criar formas que propiciem a motivação, entre estas destaquei as 12 abaixo, do livro Administração de vendas (Cobra):
  1. Agir de acordo com seu discurso
  2. Valorizar, confiar e respeitar cada membro da equipe
  3. Dar o apoio sem assumir o controle
  4. Dividir informações, conhecimentos e habilidades
  5. Reforçar sempre o trabalho bem feito
  6. Reconhecer e analisar as alternativas apresentadas pela equipe
  7. Assegurar-se de que as pessoas entenderam os objetivos e metas a serem atingidos
  8. Ter certeza de que as pessoas estão preparadas e orientadas para assumir sua função
  9. Incentivar a iniciativa e as idéias de cada membro da equipe
  10. Possibilitar que os profissionais corram riscos que os levem ao crescimento
  11. Deixar que a equipe faça aquilo que ela tem condições de fazer
  12. Delegar o que for possível, desafiando e desenvolvendo as habilidades da equipe comercial
Até breve!